segunda-feira, 24 de março de 2008

Arte, Ciência, Filosofia, Mitologia, Religião e Senso Comum .


Arte

Arte é uma interpretação da vida (realidade). Vincula-se a fatores religiosos, sociais e simbólicos .Interpretações na quais são em formatos não só de desenhos, mas de outros fatores que compõe a sua arte em geral .






Ciência


"A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais,
certos ou prováveis,
obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis,
que fazem referência a objetos de uma mesma natureza."








Filosofia



Filosofia, simplismente é a atividade racional voltada à discussão e à explicação intelectualizada das coisas que nos circulam.










Mitologia



É necessário deixar bem claro, nesta tentativa de definir o mito, que ele não tem aqui a ser usual de fábula, lenda, invenção, ficção, mas a acepção que lhe atribuíam e ainda atribuem as sociedades arcaicas, as impropriamente denominadas culturas primitivas, onde mito é o relato de um acontecimento ocorrido no tempo primordial, mediante a intervenção de entes sobrenaturais.A mitologia é uma coleção de contos e lendas com uma concepção mística em comum, sendo parte integrante da maioria das religiões, mas suas formas variam grandemente dependendo da estrutura fundamental da crença religiosa. Não há religião sem mitos, mas podem existir mitos que não participem de uma religião.

Religião



Religião deriva do termo latino "Re-Ligare", que significa "religação" com o divino. Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, de além do mundo físico.



Senso Comum


Senso comum é um saber que nasce da experiência quotidiana, da vida que os homens levam em sociedade. É, assim, um saber acerca dos elementos da realidade em que vivemos; um saber sobre os hábitos, os costumes, as práticas, as tradições, as regras de conduta, enfim, sobre tudo o que necessitamos para podermos orientar-nos no nosso dia-a-dia: como comer à mesa, acender a luz de uma sala, acender a televisão, como fazer uma chamada telefónica, apanhar o autocarro, o nome das ruas da localidade onde vivemos, etc.,etc...







terça-feira, 4 de março de 2008

1ª atividade da unidade, 2008

A influência do poder público, das empresas privadas e da população turista e soteropolitana no carnaval de salvador

Os dados apresentados pelo jornal sobre o carnaval, informam que, mais de 200 milhões de euros correspondem a quantidade que os organizadores do carnaval calculam estar a ser movimentado na economia da cidade. Mais de 2,5 milhões de litros de cerveja, 1 milhão de refrigerante e 800 mil litros de água mineral, serão consumidos em relação a quantidade de pessoas que freqüentarão a festa. As atrações inclusas somam mais de 200, apresentando – se em mais de 800 horas de show.

Essa grande festa gera mais de 130 mil empregos temporários e 25 mil vagas no mercado informal, contendo 20 mil policiais e 2.600 médicos.

O poder público e as empresas privadas, contribuem muito para que essa festa aconteça, investindo milhões de dólares que, de algum modo, serão recompensados de um lucro maior através da população soteropolitana e dos turistas que irão ajudar com a renda reservada para comprar produtos fornecidos por esses investimentos.
O carnaval hoje em dia, é uma folia voltada principalmente aos turistas que curtem, na sua maioria, muitas vezes mais do que os próprios soteropolitanos que procuram acima de tudo lucro com a festa. A cidade também lucra com o turismo em diversas partes do mundo, que nessa época do ano, tem a sua economia em alta.


Componentes:

Caroliza Sousa, Flávia Wândega, Karina Barbosa, Taislane Freitas 1º A