segunda-feira, 9 de junho de 2008

Reflexão Crítica

Após a audição das canções de Lenine e Lampirônicos, releia suas letras contrastando seus conteúdos para responder as questões propostas para o estudo do multiculturalismo crítico.


1.Escreva um parágrafo articulando os conceitos “Postura Umbigóide” e “Multiculturalismo” às canções ouvidas.

O conceito da postura umbigóide em relação a música é a reflexão do seu próprio ser. Está se conceituando em cada um olhar para si mesmo e interagir sobre suas características e o modo de agir em geral.Já o multiculturalismo se refere á mistura que é a nossa cultura, as maneiras diferentes de agir, e o modo de reação de cada pessoa dentre elas suas características físicas que são bastante diferenciadas entre si.

2.“Se toco funk e canto xote
Mambo, samba e foxtrot que mistura feliz
Meu coração que é zabumbeiro
Tem um sangue brasileiro essa mestiça raiz
Misturo Strauss com Pixinguinha
João Gilberto e Chick Corea e pra mim tudo bem”

Comente o trecho da canção Mestiça Raiz na perspectiva do multiculturalismo.


Essa parte da canção ela retrata muito bem a respeito do multiculturalismo, pois demonstra a forma variada de preferências ás músicas, que se encaixa no conceito do multiculturalismo que é justamente essa diferenciação de culturas.

3.Aponte os significados possíveis para “Sou da Bahia e com certeza Plantei no asfalto mandacaru”

Os significados possíveis retratam o fato de mandacaru ser uma característica própria da Bahia, então ser naturalizado aqui tem essa ligação, no nosso conceito.

4.A expressão “Meu coração que é zabumbeiro Tem um sangue brasileiro essa mestiça raiz” articula poeticamente os seguintes elementos para indicar uma forma de pensar a cultura brasileira: coração/zabumba/brasilidade/mestiçagem/origens.
Utilize-os para redigir um parágrafo, argumentando sobre a perspectiva dos autores e, em seguida, concorde ou discorde.

As palavras coração, zabumba, brasilidade, origens e mestiçagem que esta ligada a diversidade cultural do Brasil, tem a função de mostrar que o povo brasileiro é bastante alegre e animado apesar de serem diferentes em relação a cultura.

5.A canção de Lenine ironiza e apresenta de forma escancarada uma forma de olhar o mundo, o outro, “aquele que não é eu”, repetida diversas vezes durante a história da humanidade. Aponte-a, comente-a e indique 3 exemplos.



6.Escolha quatro expressões de Umbigo que mais lhe mobilizaram e comente-as.

-Umbigo meu nome é espelho->Essa expressão fala que ele é igual a todos, por isso o fato de ser um espelho, ou seja, que estiver ao seu redor pode perceber a igualdade que existe entre eles.

-Umbigo meu nome é certeza-> Ou seja,ele tem certeza das coisas que faz e sabe que nao irá se arrepender.

-Umbigo meu nome é verdade-> Essa expressao fala que ele é uma pessoa verdadeira.

-

Nenhum comentário: